quarta-feira, 21 de março de 2012

Comentários sobre a Feira de Artesanato do Indaiá

Comentários sobre a Feira de Artesanato do Indaiá

Apesar do noticiado pelo boletim oficial do município, a feirinha que foi instalada no canto do Indaiá no sábado de carnaval, não atraiu tantos visitantes ou teve um bom fluxo de vendas como esperado, pelo menos para alguns dos expositores. Segundo um senhor que é esposo de uma expositora, suas vendas não superou nem a metade de suas expectativas e segundo ele o movimento foi fraco para todos, mesmo durante o carnaval. O principal problema para todos foi a falta de iluminação da praça que foi restabelecida pormeio de uma solicitação ao senhor prefeito e ao diretor de obras do presidente de uma entidade que mora em frente a praça. Analisando as imagens da câmera de monitoramento de uma das casas da rua, notamos que haviam muitas pessoas de passagem pelo local, mas pessoas que paravam pra observar eram muito poucas. Mesmo com as luzes da praça acesas é necessário iluminação individual das barracas como tinha nas barracas da antiga feira que havia no local. Segundo um membro da APROAR, no tempo da outra feirinha, o movimento é maior e melhor, pois as pessoas eram outras e gastavam, mas o sucesso da antiga feira só foi possível graças ao constante empenho do presidente da APROAR que fazia oimpossível pra tudo dar certo e dava. Outro ponto fraco é o horário e dias de exposição, na antiga a feira tinha inicio no sábado e feriados nas sextas-feiras as 10:00 horas e tinha seu término as 22:00 horas. Aos domingos e feriados das segundas-feiras das 10:00 as 18:00 horas. O perfil do frequentador do Canto do Indaiá mudou muito do ano 2000 pra cá, atualmente o frequentador traz tudo o que consome e o pouco que compra quer pagar pouco. Vamos torcer para que a nova edição da feirinha dê certo e que realmente ela se torne um sucesso e que todos realmente vendam seus produtos, pois afinal artesão que não vende não para em pé.


Núcleo de Pesquisadores de Arte e Artesanato de Bertioga

quarta-feira, 14 de março de 2012


Feira de Artesanato do Indaiá
ganha força e já é sucesso


Bertioga ganha um novo espaço, ampliando a oportunidade de as pessoas conhecerem extraordinários trabalhos confeccionados por talentos da Cidade. Inaugurada no Carnaval, a Feira de Artesanato do Cantão do Indaiá, na Praça Senador José Ermírio de Moraes, no Jardim Indaiá, já vem sendo prestigiada pela comunidade e turistas, se tornando, todos os sábados, um agradável ponto de encontro de famílias e admiradores da arte bertioguense.

A iniciativa partiu da própria comunidade, por meio da Associação dos Moradores Ativos do Indaiá (AMAI) que, pela primeira vez, se uniu com o propósito de desenvolver um trabalho em equipe, aberto a todos os artesãos da Cidade, que queiram participar.

“O apoio da Prefeitura de Bertioga vem sendo fundamental para colocarmos nossos objetivos em prática”, diz a presidente da AMAI, Maria do Carmo Moraes Rúbio. A Feira de Artesanato começou com a participação de sete barracas, representadas por artesãos que ali expõem uma diversidade de peças decorativas feitas com cabaças, tecidos, madeiras, entre outros materiais, que ficam expostos ao público todos os sábados, a partir das 16 horas.

De acordo com Maria do Carmo, logo nos primeiros dias de realização, a feira já foi um grande sucesso, atraindo inúmeros visitantes. “Durante o Carnaval o movimento foi excelente. Todos venderam muito bem. Além de estarmos fortalecendo as atividades comerciais na Cidade estamos também valorizando e divulgando a nossa história em outros lugares, em função do grande número de visitantes que vimos recebendo”, comemora a presidente da AMAI, cuja associação já estuda montar a feira também aos domingos.

“O sucesso da feira só foi consolidado graças à união entre os artesãos”, diz Sandra Mella, chefe da Seção de Cultura, ligada à Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural da Prefeitura de Bertioga, lembrando que o trabalho da AMAI está se firmando a cada dia e sempre com o surgimento de novas idéias e propostas que serão colocadas em prática depois de discutidas entre os artesãos e Prefeitura.

“A intenção é ampliar a feira com novas adesões. Aos poucos vamos compondo aquele espaço numa área de lazer e entretenimento. Tudo isso está sendo estudado e discutido com a AMAI, que ficará responsável por conduzir todas as ações no local”, explica Sandra Mella.

No sábado de Carnaval, quando a feira de Artesanato do Indaiá foi aberta, o prefeito de Bertioga esteve visitando o local junto com Sandra Mella e com o vereador Antônio Rodrigues Filho. Recepcionado pela presidente da AMAI, o prefeito se manifestou muito satisfeito com o resultado do trabalho da comunidade pelo fato de ter conseguido agregar valores e promover a interatividade entre artesãos do bairro para divulgar a Cidade.

O prefeito visitou as barracas e ouviu dos expositores a satisfação com o sucesso das vendas. “Toda qualidade e criatividade desses artesãos, que estava escondida; agora tem um espaço privilegiado. Estou realmente muito feliz e satisfeito com o sucesso de vocês”, comemorou.

Ainda há vagas para ampliação da feira. Artesãos da Cidade interessados em participar devem entrar em contato com a AMAI, que fica na Rua Eurico Massaro Matsutani, 184 - Jardim Indaiá, em Bertioga. Informações pelos telefones: (13) 3313-1671 (à tarde) ou (13) 3313-1597 (manhã).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
DATA: 06/03/12 - ÁREA: Cultura
TEXTO e FOTOS: Maria Izabel Rodrigues
RESPONSÁVEL: Maria Izabel Rodrigues (MTb.16.046)
TELEFONE: (13) 3319-8009 - comunicação@bertioga.sp.gov.br - www.bertioga.sp.gov.br
FOTOS: Acessar o link para fotos da Assessoria de Imprensa
http://www.bertioga.sp.gov.br/galeria


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Arte na Praça retorna ao Indaiá

A feira de artesanato conhecida como Arte na Praça está de volta à praça Sen. José Ermírio de Morais no canto do bairro do Indaiá. A feira retorna com o mesmo nome que tinha em 2000, Arte na Praça; ainda não sabemos se é uma homenagem ao prefeito da época ou se isso é um marketing político, mas o que interessa é que a feira está de volta.